Aprender japonês altamente recomendado para quem pretende viver na Terra do Sol Nascente. Diferentemente daqueles que vão ao país apenas para fazer turismo, conhecer um pouco da cultura local e retornar à pátria. Nesse caso, ter a companhia de um bom tradutor ou alguém que fale as duas línguas já basta.
A questão é que muitos acreditam que aprender japonês é um grande desafio, sendo muito difícil. A verdade, porém, é que aprender qualquer língua estrangeira é um grande desafio.
O que você precisa, antes de tudo é desejar aprender. É preciso que você seja capaz de visualizar claramente os benefícios decorrentes do esforço que você terá que empreender.
É isso que empurra as pessoas no caminho da realização e do sucesso em suas jornadas.
Para ajudar a começar esse desafio, indicaremos 7 passos para você seguir, um após o outro, para percorrer uma jornada de aprendizagem saborosa.
1. Prepare sua mente para aprender japonês
A primeira coisa que você precisa para aprender uma outra língua é preparar a sua mente. Isso significa compreender que as línguas são diferentes, que possuem raízes distintas e são representações linguísticas de uma cultura com suas próprias características e valores.
Portanto, interessar-se desde já pela cultura daquele povo será um ótimo ponto de partida para ativar sua motivação. Isso vai ajudar você a pensar em japonês. Sim, acredite, você pensa em português do Brasil, está na hora de começar a pensar em japonês.
A melhor forma de aprender uma língua é ser humilde diante dela. Renda-se a ela, aprenda a pensar em japonês, para depois, então, se apropriar dessa língua para se expressar, não pensando em português, mas universalmente.
2. Planeje sua aprendizagem
O que nós chamamos de planejamento? Definição de objetivo: o que aprender, o quanto aprender e em quanto tempo.
Você quer dominar os rudimentos da língua ou quer ser um verdadeiro japonese speaker. Quanto de domínio da língua você precisa?
A partir dessa definição, você poderá estruturar estratégias, com as quais ajudaremos mais adiante, posicionadas no tempo e no espaço.
3. Estabeleça uma programação
Você já teve, possivelmente, que se preparar para o ENEM. Qual é a primeira coisa que você faz se quiser tirar o melhor proveito do seu tempo e dos seus estudos? Você estabelece uma programação.
Se você se planejou, tem metas estabelecidas no curso do tempo. A programação deve ser aderente a essas metas. É mais ou menos como definir cada passo a ser dado no tempo e no espaço para alcançar o objetivo final.
4. Seja realista quanto ao tempo que você dedicará a aprender japonês
Você deve ter observado que nós já estipulamos três passos e você ainda não aprendeu uma única palavra. É porque esse quarto passo é o final da preparação para o começo do desafio.
Aqui, você olha para o que você programou e pergunta a si mesmo se é isso que você realmente quer, se está realmente disposto a dedicar esse tempo a essa jornada. Será, então, o momento de fazer ajustes para que você se sinta à vontade nela.
5. Comece a aprender japonês
Agora é um passo à frente e alguns atrás. Você vai começar a aprender japonês, mas como isso vai acontecer já está determinado lá atrás.
Cada passo a partir de agora foi determinado lá atrás, com base no prazo que você tem para aprender, com base no seu tempo disponível e no quanto você precisa aprender.
Você pode fazer matrícula num curso de japonês. Como qualquer língua, há cursos mais longos e mais intensivos. A desvantagem é que você vai gastar uma grana, a vantagem é que estará dentro de um programa que pode casar perfeitamente com a sua própria necessidade.
A outra opção é começar com os aplicativos de aprendizagem de idiomas. Você terá que ter mais autonomia, mas não terá o gasto com o curso. Depende do seu objetivo e dos seus recursos.
6. Ponha seus novos conhecimentos à prova conversando em japonês com outras pessoas, inclusive nativos
O bom desse item é que você pode fazer tudo isso online, de qualquer lugar.
A dica é acessar chats de aplicativos como o Hello Talk, Lext Talk e MyLanguageExchange, por meio dos quais você poderá praticar e pôr seus novos conhecimentos à prova.
Não tenha medo de errar, porque os erros fazem parte do processo que leva ao êxito.
7. Consumo conteúdo em japonês
Lembra daquela questão da cultura? Seja humilde para aprender pondo-se no lugar de um japonês, pensando como um.
Nesse aspecto, consumir conteúdo naquela língua será primordial para que você domine de verdade a língua, o que significa saber o que fazer com ela e não somente pronunciar frases soltas ou sequências mecânicas.
É recomendado ler mangás, pois os japoneses adoram, assistir a animes, ouvir podcasts, assistir a filmes e shows locais.
Esperamos que tenha gostado das dicas. A Pipoll Travel existe para fazer com que a sua jornada no Japão seja um sucesso. Se pretende viver e trabalhar naquele país, entre antes em contato conosco, porque nós cuidamos de tudo para que isso realmente aconteça.