Pode parecer simples mas nem sempre é fácil entendermos como funciona a hierarquia de descendência japonesa, vamos ver aqui os significados e possibilidades de descendência japonesa.
1° Geração – ISSEI
São os japoneses que imigraram para o Brasil sendo assim nasceram no Japão
2° Geração – NISSEI
São os filhos dos Isseis nascidos no Brasil
3° Geração – SANSEI
São os netos dos imigrantes nascidos no Japão, sendo então filhos de Nisseis
4° Geração- YONSEI
São os bisnetos dos imigrantes nascidos no Japão, netos de nisseis e filhos de sanseis
Os filhos dos yonseis são os gosseis e os filhos destes são os rokuseis, e assim segue.
Não é difícil entender esta ordem, no entanto existem alguns mitos e confusões que ocorrem no momento de determinar a geração a qual uma pessoa pertence.
Um mito comum nas famílias mais tradicionais, com pai e mãe japoneses, diz que apenas o lado paterno serve para determinar a geração, isso não é verdade, o lado materno também conta da mesma forma, sendo que a geração é determinada partindo do progenitor que for mais próxima da 1° geração, ou seja, se o pai for Sansei e a mãe for Issei o fiho se torna Nissei pelo lado materno:
Aproveitando o assunto, como é possível observar todos os avós contam, ou seja se apenas um avô ou avó for ISSEI o neto continua sendo SANSEI, o mesmo vale para aqueles que tem quase todos os avós brasileiros não descendentes, se apenas um for descendente você continua sendo descendente.
Um fato que muitos não conhecem é que se uma pessoa tem dupla nacionalidade (brasileira e japonesa) esta pessoa passa a ser ISSEI mesmo que nascido no Brasil, ou seja se os pais japoneses (ISSEIS) registraram o filho no consulado japonês logo após o nascimento este filho pode ter dupla nacionalidade.
Era comum na época dos primeiros imigrantes registrarem os filhos nascidos no Brasil no consulado japonês pensando em um possível retorno ao Japão no futuro. Assim muitos não sabem se tem ou não registro no consulado, ou se um avô ou pai tem registro e dupla nacionalidade. Nestes casos uma pessoa que pensa ser YONSEI, por exemplo, pode ser SANSEI na verdade.
Para descobrir se algum parente tem registro no consulado basta ir ao consulado japonês munido de documentos que comprovem o parentesco e solicitar uma pesquisa consular para descobrir se o parente tem ou tinha dupla nacionalidade.
Cada família tem uma historia diferente então cada caso pode ter detalhes diferentes então se você tem duvidas quando a sua descendência e da sua família entre em contato com o consulado japonês da sua região, em geral todas as famílias japonesas que vieram ao Brasil tem ao menos algum registro no consulado.
Descubra o Japão com a Pipoll Travel!
PIPOLL TRAVEL:
Empregos no Japão – arubaito – turismo – intercâmbio – passagens – seguro viagem- Rail Pass
11 5078-7075