Estudar e trabalhar no Japão: será que dá para conciliar os dois?

Para muitos estudantes, conciliar estudo e trabalho significa investir no seu desenvolvimento em duas frentes. Fora, claro, que isso representa a oportunidade de gerar sua própria renda e capacidade de consumo. É possível estudar e trabalhar no Japão?

A resposta é que sim, é possível estudar e trabalhar no Japão, mas há algumas regras a seguir. Na visão do Estado japonês, o estudo é tratado como prioridade, seja no que tange ao desenvolvimento individual, seja no que diz respeito à formação de mão de obra qualificada.

A ótima notícia é que ao optar por estudar no Japão você terá uma educação de qualidade. Caso deseje viver no país, isso lhe proporcionará excelentes oportunidades de carreira bem remunerada. E, claro, enquanto estuda, poderá dedicar um pedaço do seu dia a ganhar dinheiro trabalhando.

Quais são as condições para estudar e trabalhar no Japão simultaneamente?

Considerando um estudante de ensino médio ou superior, quando nos referimos a uma porção do seu dia, estamos falando de 4 horas diárias e um máximo de 28 horas semanais. Esse é o limite que um estudante japonês ou estrangeiro pode ter de carga horária laboral.

A razão para isso é que a sociedade japonesa entende que uma jornada de trabalho maior desviará o aluno dos estudos, prejudicando seu desenvolvimento. Lembre-se de que a prioridade, na visão do Estado japonês, é sempre o estudo.

Estudantes entre 15 e 17 anos são autorizados a fazer trabalhos temporários. A partir dos 18 anos, já é possível conciliar o estudo com o trabalho fixo.

Outro ponto importante para quem quer estudar e trabalhar no Japão, principalmente para quem quer imigrar para o país, é dominar a língua local. Aprender a língua japonesa ajudará muito na busca por uma colocação profissional.

Como conseguir estudar e trabalhar no Japão para quem está no Brasil?

Para quem está no Brasil e deseja estudar e trabalhar no Japão, a principal condição é conseguir o visto de estudante. Você fará a matrícula na instituição japonesa, obterá o certificado de elegibilidade (documento que comprova que você atende a todos os requisitos para ter seu visto) para em seguida poder solicitar um visto.

Após conseguir o visto de estudante, você poderá viajar e se instalar no Japão. Caso deseje trabalhar para ajudar a pagar suas despesas no país poderá faze-lo, mas isso vai depender da sua capacidade de comunicação e perfil além de estar limitado as regras do visto de estudante.

Já Para aqueles que são descendentes de japoneses tem a possibilidade de solicitar o visto de trabalho e residência ainda no Brasil, assim para estes casos o melhor é fazer o caminho contrário, primeiro conseguir um emprego fixo ainda no Brasil e depois ver a possibilidade de estudo em escolas locais.

A Pipoll Travel é a agência especializada em viabilizar sua colocação no Japão, assim como ajudar você com todos os trâmites para a obtenção do visto e cuidar da sua viagem.

Saiba mais sobre nós e assista a este vídeo caso queira se aprofundar no tema.

Deixe um comentário

Pipoll Travel

Fornecemos todo o suporte necessário para você e para sua família no Brasil e no Japão, dando toda a cobertura necessária para que possa atingir os seus objetivos com tranquilidade e segurança.

Localização

Av Fagundes Filho 252 conjunto 116 
São Judas - São Paulo - SP
CEP: 04304-010

Contato

Telefone: (11) 5078-7075
Celular: (11) 95293-4216