No Japão existe o hábito de comprar comida pronta no dia a dia, este hábito se originou com o costume tradicional do “Bentô”, ou marmita, que os japoneses tem o hábito de levar para escola, trabalho e as mais diversas atividades fora de casa.
No “Bentô” tradicional as pessoas cozinham em casa e preparam sua marmita para o dia seguinte, mas com os tempos modernos muitas pessoas não tem tempo de cozinhar e muitas vezes as pessoas pensam que não compensa financeiramente cozinhar, então muitas pessoas compram seus “bentôs” prontos nas milhares de lojas de conveniência e mercados do Japão.
Não se trata de uma pequena parcela da população, mas sim da maior parte da população trabalhadora, principalmente os solteiros e casais sem filhos.
Este comportamento de mercado estimula diversos setores empresariais, como a agricultura, agropecuária, logística, embalagens plásticas, conservantes, condimentos entre outros, além de estimular a produtividade nos demais setores, pois as pessoas gastam menos tempo cozinhando e mais tempo trabalhando.
Os “bentôs” são produzidos em grandes fábricas espalhadas pelo país e distribuídos para as lojas de varejo, por ser uma necessidade básica este setor tem boa estabilidade de produção. A sistemática de produção e logística de alimentos não é aplicada apenas para os “bentôs”, mas também para doces, sobremesas, lanches, pães, e os mais diversos tipos de comidas prontas.
Trabalhe na produção de alimentos no Japão!