Muitas pessoas ainda não sabem, mas o tempo de trabalho no Japão pode ser considerado para a aposentadoria no Brasil. Esse é um acordo criado há mais de dez anos entre os dois países e que beneficia centenas de brasileiros.
A busca por oportunidades de emprego em outros países sempre foi grande, principalmente para aqueles que desejam viver fora do Brasil. Dentro dos destinos mais procurados está o Japão, que é uma excelente opção para descendentes.
Isso, porque, quem possui descendência japonesa possui muito mais facilidade para conseguir o visto de trabalho. Outro motivo pela alta procura por trabalho no Japão é a qualidade de vida que o lugar oferece.
Porém, brasileiros que retornavam ao Brasil depois de anos no Japão sofriam com um dilema: como se aposentar. Agora isso é possível e nós vamos te mostrar como conseguir.
Quem tem direito a aposentadoria com tempo de trabalho no Japão
A lei que permite utilizar o tempo de trabalho no Japão para se aposentar no Brasil entrou em vigor em 2012. Nela ficou estabelecido que apenas os períodos trabalhos após essa data seriam contabilizados para a aposentadoria no Brasil.
Além disso, o pedido de aposentadoria com tempo de trabalho no Japão só é válido para aposentadoria por idade ou por invalidez. Nestes casos é preciso ter a idade mínima e tempo de contribuição ou comprovar a necessidade por questões de saúde.
O tempo de trabalho no Japão também pode ser usado para quem deseja solicitar pensão por morte. Como, por exemplo, no caso de filhos brasileiros, menores de idade que tenham pais falecidos no Japão.
Ou seja, o tempo de trabalho por lá só não é contabilizado em casos de aposentadoria por contribuição e aposentadorias especiais.
Já aqueles que procuram aposentadoria no Japão para brasileiros é necessário seguir as regras do país, assim como qualquer cidadão.
Como considerar tempo de trabalho no Japão para aposentadoria
Conseguir contabilizar o tempo de trabalho no Japão para aposentadoria no Brasil não deveria ser algo complexo. Afinal, a própria lei que determina o acordo entre os países define a desburocratização desse processo.
Assim bastaria entregar comprovantes do trabalho, sem a necessidade de um documento oficial criado pelo governo japonês. Porém, na prática, muitos brasileiros reclamam que não conseguem a aposentadoria com facilidade.
Em muitos casos, é necessário acionar o INSS judicialmente para que o direito de contabilizar o tempo de trabalho no Japão seja reconhecido. Por isso, recomendamos que você tenha ajuda de especialistas no tema.
Para que o tempo de trabalho na terra do sol nascente seja considerado, ele deve ser apenas parte do seu período de trabalho. Ou seja, a pessoa precisa ter trabalhado no Brasil em algum momento e pago as devidas contribuições. Não é possível solicitar a aposentadoria no Brasil se você trabalhou toda a sua vida apenas no Japão.
Seguir essas regras pode facilitar muito o seu pedido de aposentadoria usando o tempo de serviço no Japão.
E se você ficou interessado em trabalhar no Japão, a Pipoll Travel possui as melhores oportunidades para cada perfil em diferentes regiões e diversos setores.
Entre em contato com nossa equipe e saiba mais sobre as oportunidades de trabalho no Japão para brasileiros descendentes e cônjuges.