O Japão é a quarta economia do mundo. Isso, por si só, é um indicativo de farta oferta de trabalho. O país possui um amplo parque industrial e tecnológico, o mesmo podendo ser dito sobre o setor de serviços e cultural.
Você sabe que, no Brasil, os jovens procuram vagas de estágio remunerado. Além de, é claro, ganharem experiência nas áreas para as quais estão estudando.
Em outras palavras, o estágio no Brasil é direcionado para a empregabilidade. No Japão, embora isso até possa acontecer, o estágio tem outra função. Ele é muito mais voltado para o intercâmbio de experiências e conhecimento.
Estágio no Japão muitas vezes não é remunerado
Existem ofertas de estágios em muitas empresas. Os japoneses são muito receptivos a esse tipo de interação profissional. Normalmente, os programas costumam durar de 1 a 6 meses.
Pela lei, o estágio no Japão não é remunerado. Caso a empresa ofereça algum tipo de ajuda de custo, essa não poderá ser inferior ao salário mínimo japonês.
É possível que você participe de um programa em que haja reembolso de despesas com alimentação e hospedagem. Mas isso não é uma regra.
O mais recomendável para quem vai ao Japão em busca de estágio é ter fundos suficientes para custear sua estadia.
Do ponto de vista da visão acerca do estágio, você deve pensar nele como uma grande experiência, que poderá ser capaz de ampliar sua visão de mundo.
Precisa saber japonês para fazer estágio no Japão?
É bem apropriado que você saiba falar japonês para tirar o melhor proveito da experiência.
Não obstante, um razoável conhecimento de inglês também é bem vindo para a maioria das vagas. É bastante recomendável, também, que você dedique algum tempo antes da viagem a obter informações sobre a cultura local.
Além da barreira do idioma o Japão é um país de muitas regras e costumes, é importante estar disposto a aprender.
Sugerimos navegar pelo blog da Pipoll Travel, onde você encontra muita informação sobre o país. Somos uma agência especializada em levar pessoas ao Japão para turismo, intercâmbio, estágios e trabalho remunerado.
Existe estágio para quem for estudar no Japão?
Com relação aos estrangeiros residentes no Japão que estejam estudando, é preciso, mais uma vez, compreender que não existe a visão de estágio como o reconhecemos no Brasil.
Uma empresa japonesa não exigirá estágio para lhe contratar. Tampouco uma escola técnica ou universidade o fará para que você possa se graduar.
O Japão é um país que se dedica fortemente a educar seus jovens, incluindo o que diz respeito ao conteúdo acadêmico. Ter estudado é a preparação considerada ideal pelas empresas locais.
Em outras palavras, estágio no Japão tem a ver somente com experiência e aprendizado.
De mais a mais, é permitido o trabalho remunerado a jovens com pelo menos 15 anos completos. O propósito é permitir que os estudantes possam ter alguma renda para fazer frente ao alto custo de vida do país.
A única exigência do governo é de que as horas de trabalho sejam limitadas. Tudo no sentido de preservar o aproveitamento acadêmico.
Está pensando em fazer estágio no Japão? Fale com a Pipoll Travel.